Artigo
Já se sentiu assim? Tudo parece estar a correr bem na sua vida. Não aconteceu nada de “grave”, tudo à sua volta está como é suposto, mas por dentro… há um peso. Um aperto no peito. Um cansaço que não se explica.
E então vem a dúvida: Por que é que me sinto assim, se está tudo bem???
Deixo-lhe em baixo exemplos de alguns motivos que poderão estar a provocar isso:
Joana S. Mendes
Psicóloga Clínica e da Saúde
🔸 As suas Emoções podem estar a precisar de atenção.
A verdade é que nem sempre o que sentimos tem uma razão “óbvia”. Por vezes, ignoramos pequenas situações de Stress diário e acumulamos Emoções Negativas sem sequer nos apercebermos. A longo prazo, o Corpo e a Mente acabam por se ressentir e essas Emoções Negativas precisam de ser reconhecidas para serem libertadas.
🔸 Está em “piloto automático” há demasiado tempo.
Quando vive sempre em “piloto automático”, a cumprir obrigações e preocupada/o com as expectativas dos outros e não está verdadeiramente presente no seu dia-a-dia, é normal sentir-se perdida/o e alienada/o das suas Emoções e Necessidades.
🔸 Está a ignorar as suas necessidades emocionais.
A pressão constante de fazer todas as tarefas em casa e no trabalho, as responsabilidades e muitas vezes a imposição de se sentir e de estar bem têm um impacto profundo na vida de uma pessoa, mesmo sem a ocorrência de eventos traumáticos. Talvez precise de mais descanso, de estar com os outros ou até de mais tempo para processar algo mais profundamente.
🔸 O corpo pode estar a dar-lhe sinais.
A Saúde Mental e a Saúde Física estão interligadas. Esta sensação pode, de facto, ser um sinal de que precisa de olhar para si e para a sua vida e perceber o que poderá estar a fazer para se sentir desta forma.
Será que precisa de mudar algo?
Será que gostava de ter um novo desafio?
Será que está a agir de acordo com os seus Valores?
O Que Poderá Ajudar?
✔️ Pare e escute-se. Em vez de ignorar, tente entender o que é que o seu Corpo e a sua Mente lhe estão a tentar dizer.
✔️ Permita-se sentir, sem julgamentos. Emoções não precisam de ter justificações racionais para serem legítimas.
✔️ Procure formas de se estar sozinha/o: descanso, lazer e pausas no dia.
✔️ Procure apoio junto de amigos ou familiares. Falar sobre o que sente com pessoas que conhece pode ajudar-lhe a encontrar clareza.
✔️ Se sentir que é insuficiente marque uma Sessão de Avaliação Psicológica.
Nem sempre precisamos de um grande motivo para nos sentirmos mal. Mas isso não significa que o seu mal-estar deva ser ignorado. Cuide-se... De Dentro Para Fora.