é mais do que simplesmente sentir-se cansado ou sobrecarregado. Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma síndrome que resulta quando o Stress Crónico no local de trabalho não foi bem gerido.
A primeira dimensão do Burnout está relacionada com a sensação de exaustão de energia ou Esgotamento. Segundo a OMS, a pessoa sente-se constantemente cansada, sem disposição para as suas tarefas diárias.
A segunda dimensão, Cinismo em relação ao trabalho, refere-se a uma postura distante, impessoal e até mesmo hostil em relação tanto às responsabilidades profissionais como também aos colegas.
Já a terceira dimensão refere-se a uma diminuição da eficiência e eficácia no trabalho associada a um sentimento de inadequação. Ou seja, a pessoa não se sente capaz e competente para realizar as suas tarefas mesmo que se empenhe para isso.
No Gabinete de Psicologia De Dentro Para Fora, é reconhecido o impacto devastador do Burnout nas vidas dos trabalhadores, podendo deixá-los esgotados física e emocionalmente. Por isso mesmo, este Gabinete compromete-se a proporcionar um espaço seguro para compreender as causas subjacentes do Burnout e assim melhor ajudar as pessoas. Recorrendo à Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) é possível desenvolver estratégias eficazes para que consiga retomar a sua vida normal.
Sentir-se constantemente cansado, física e emocionalmente esgotado, mesmo após períodos de descanso.
Irritabilidade, Impaciência e Intolerância para com colegas, clientes ou situações específicas de trabalho. Sentir-se desconectado emocionalmente.
Adiamento de projectos, dificuldades em iniciar ou concluir tarefas. Dificuldade em concentrar-se e um sentimento geral de ineficácia.
Dificuldades para adormecer, manter-se a dormir ou experienciar Insónias frequentes relacionadas com trabalho.
em Actividades que antes eram fontes de prazer e satisfação, como por exemplo, as interacções sociais.