São caracterizados por um período de medo intenso ou desconforto, que atinge o seu pico de intensidade em poucos minutos.
Os seus pensamentos tendem a ser Catastróficos, como acreditar que está a ter um Ataque Cardíaco ou que o Ataque de Pânico é tão avassalador que pode levar à morte ou à perda de controlo do corpo.
É também frequente sentir-se preso a pensamentos negativos e obsessivos sobre
sintomas físicos e a possibilidade de ter outro Ataque de Pânico.
Uma pessoa com Ataques de Pânico tem tendência a evitar situações onde já teve Ataques de Pânico no passado.
Isola-se das pessoas com Medo e Vergonha de ter um Ataque de Pânico ao pé delas. Para além disso procura constantemente certezas de que está tudo bem com o seu corpo e com a sua saúde, seja de profissionais de saúde ou de familiares. É por isso que tem sempre consigo medicamentos ou objectos específicos para se sentir mais seguro.
O Gabinete de Psicologia Clínica De Dentro Para Fora compreende o impacto avassalador dos Ataques de Pânico na vida diária das pessoas. Ao usar a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pretende compreender as causas que provocam a sensação esmagadora de medo e as causas subjacentes dos Ataques de Pânico. Num ambiente acolhedor e livre de julgamentos, são exploradas técnicas adaptadas às suas necessidades específicas para que possa aprender a gerir eficazmente os seus Ataques de Pânico.
Dor no peito, aumento repentino e forte da frequência cardíaca, muitas vezes confundido com um ataque cardíaco.
Sensação de falta de ar, respiração rápida e superficial, sentindo que está a sufocar.
Que podem causar Náuseas ou Enjoos.
Sensação de Instabilidade e Desequilíbrio.
Sensação de Calafrios ou Ondas de Calor de uma forma repentinamente, podendo ser acompanhados por tremores.
Grande parte das vezes sem causa aparente.