refere-se a uma dificuldade recorrente em adormecer, manter-se a dormir durante a noite, acordar frequentemente durante a noite ou mesmo em ter um sono reparador. Estas dificuldades causam um impacto significativo no normal funcionamento de uma pessoa.
Muitas vezes os pensamentos relacionados com o sono podem criar um ciclo vicioso, onde a Ansiedade em relação à Insónia pode, de facto, contribuir para a perpetuação do problema.
Os pensamentos ansiosos e as preocupações ganham vida própria, o que dificulta o estado necessário de tranquilidade para adormecer. Estas dificuldades não afectam apenas o número de horas de sono, mas também a qualidade do sono, impactando negativamente o bem-estar emocional e físico. A sensação de exaustão sentida no dia seguinte pode também ser potenciada pelas constantes interrupções no sono, gerando irritabilidade, dificuldades de concentração e baixos níveis de humor. O ciclo vicioso das Insónias está instalado. O que aumenta o Stress e a Ansiedade relacionados com o sono, agravando todo o problema inicial.
No De Dentro Para Fora é reconhecido que o sono é um pilar fundamental para o Equilíbrio emocional, Resiliência e Saúde cognitiva e que as Insónias têm um impacto significativo no bem-estar mental e emocional.
Assim sendo, utilizando a Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) na abordagem às Insónias, serão não apenas explorados factores individuais, estilos de vida e padrões de sono, mas também personalizadas as estratégias de melhoria da qualidade do seu descanso. Vamos trabalhar juntos para identificar as causas subjacentes às suas Insónias e desenvolver rotinas saudáveis de sono.
mesmo quando está cansado.
Oscilações no humor durante o dia.
Preocupações persistentes sobre o sono, o adormecer e a possibilidade de acordar várias vezes durante a madrugada, o que pode criar um ciclo de Ansiedade.
Alterações no Desempenho Profissional, nas actividades académicas e dificuldades em realizar tarefas diárias devido à sonolência, cansaço geral e falta de descanso.
Dores de cabeça, Dores musculares e Aumento da tensão arterial devido à privação do sono.
Recorrer frequentemente a medicamentos que induzem o sono.