É uma sensação de Apreensão ou Medo, frequentemente desencadeada por uma ameaça percebida ou por preocupações relacionadas a possíveis situações negativas. A Ansiedade surge quando o corpo reage a estímulos que antecipam algo desconfortável ou prejudicial.
Palpitações, Transpiração excessiva, Tensão muscular, tremores e até mesmo problemas gastro-intestinais são alguns dos sintomas mais comuns da Perturbação da Ansiedade.
Também a sensação de aperto no peito, falta de ar e uma inquietação persistente são exemplos de como a Ansiedade pode manifestar-se no corpo. Existem também sintomas que não são visíveis às outras pessoas e são vividos internamente como um medo súbito e desconfortável que paralisa a pessoa. Torna-se então essencial olhar para a Ansiedade tendo em conta tanto os efeitos físicos como os emocionais que ela tem no corpo. Desta forma será possível ter uma visão clara do estado do paciente e trabalhar na recuperação do seu Bem-estar e Saúde Mental.
No Gabinete de Psicologia Clínica De Dentro Para Fora os pacientes encontram uma abordagem baseada na Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) onde se procura entender a raiz da Ansiedade e desenvolver as competências que promovem o seu bem-estar emocional.
Para isso, o Gabinete de Psicologia Clínica De Dentro Para Fora compromete-se a proporcionar um ambiente acolhedor, livre de julgamentos, onde pode explorar as suas emoções e aprender estratégias eficazes para gerir a sua Ansiedade.
Sentir uma Preocupação Constante e ao mesmo tempo uma Incerteza e Medo Antecipatório sobre eventos futuros, dificultando a atenção nas tarefas diárias.
Experimentar uma sensação constante de nervosismo, inquietude ou agitação física.
Evitar interacções com outras pessoas devido ao medo constante de estar em situações sociais.
Desenvolver Medos Intensos e Irracionais sobre situações específicas.
Batimentos cardíacos acelerados, Dores de cabeça, tensão muscular, problemas gastro-intestinais, tremores, Dificuldades em respirar, Calores ou Transpiração excessiva.
Irritar-se facilmente ou ter reacções que considera exageradas a situações do dia-a-dia.