Uma Pessoa com Fobia tende a ter Pensamentos Intrusivos e recorrentes sobre o objecto ou a situação da qual tem medo.
Tem Sensações Físicas intensas como Tremores, Palpitações, Falta de ar, Transpiração quando é confrontada com a Fobia.
Todas essas sensações leva a pessoa a evitar as Situações ou Objectos que as provocaram, com medo de voltar a sentir o mesmo.
Para além da Claustrofobia, o Medo de Aranhas, Alturas, Cobras, Voar e Elevadores, a Fobia Social e a Agorafobia são também muito prevalentes. A Agorafobia refere-se a um medo intenso de situações sociais, interacções públicas ou o medo de colocar-se numa situação de avaliação ou julgamento por parte dos outros.
Já a Agorafobia é o Medo de espaços abertos, multidões ou situações onde seja difícil fugir ou sair. Está muitas vezes associada à Perturbação de Ataques de Pânico.
No Gabinete de Psicologia Clínica De Dentro Para Fora, compreendemos que as Fobias podem ser experiências debilitantes, afectando a Qualidade de Vida das pessoas. Seja o medo de voar, de espaços abertos, (como um shopping), ou espaços pequenos, o medo a animais, como gatos ou cães, ou qualquer outra Fobia, estamos aqui para lhe oferecer apoio especializado que necessita.
A abordagem baseada na Terapia cognitvo-comportamental (TCC) respeita a singularidade de cada pessoa, reconhecendo que as Fobias são experiências individuais e subjectivas que são necessárias avaliar para compreender a origem desses medos intensos e desenvolver estratégias para lidar com eles.
A pessoa sente um Medo desproporcional e extremo quando é confrontada com o objecto ou situação temida.
A pessoa reconhece que não faz sentido ter aquelas reacções de Medo Intenso, porém não consegue controlar.
Ansiedade Extrema significativa ao pensar sobre a possibilidade de ser exposto à fonte da Fobia.
As pessoas deixam de fazer actividades, de se relacionar com pessoas, e chegam mesmo a diminuir o seu desempenho profissional.
Suor excessivo, Tremores, Batimentos Cardíacos acelerados, Falta de ar ao enfrentar o estímulo ou situação fóbica.
Esforços contínuos para evitar a todo custo o que desencadeia a Fobia, mesmo que isso limite significativamente a sua vida diária.